Início

Oficina Videojogos: Da ficção à simulação

Formador: Prof. Doutor Luís Filipe B. Teixeira

Objectivos

Fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos sobre a cultura algorítmica em geral e os videojogos/jogos digitais e médias interactivos em particular; Fornecer algumas noções básicas e introdutórias ao modo de abordagem deste novo média; Fornecer as principais linhas de investigação à Ludologia/Game Studies; Fornecer instrumentos teórico-práticos de compreensão da cultura de entretenimento e a indústria videolúdica, nomeadamente, por relação à Literatura e ao Cinema.

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:

Dominar um vocabulário básico relacionado com o historial dos videojogos e jogos digitais;
Aprender os conceitos básicos do game design (narrativa vs jogabilidade);
Valorizar o papel comunicacional do texto, imagem e som em movimento na comunicação visual (imersão);
Analisar criticamente os elementos constitutivos da jogabilidade (nas suas diversas vertentes);
Desenvolver um trabalho crítico de investigação na área dos Game Studies

Metodologia
As sessões serão de carácter expositivo, com utilização a múltiplos exemplos audiovisuais e textuais.Serão apresentados estudos de caso.

Conteúdos

Introdução à cultura e indústria dos videojogos/jogos digitais e aos Médias interactivos: Porque jogam as pessoas? O exercício das emoções e dos ‘desafios’ (as quests).

Emergência do estudo dos videojogos

Porquê estudar os videojogos?

Qual o campo de estudos da ludologia?(sobre o objecto e a(s) metodologia(s))

Os videojogos como «novo média»

Simulação versus representação (Literatura,Cinema e Videojogos)

Um (video)jogo é mais que um «jogo»...

Como se analisa um videojogo? (Estrutura/narrativa; jogabilidade; game audio; imagem; regras; ficção; acção)

Texto, imagem e game audio: A importância de cada um destes elementos e sua integração no jogo

Da subjectividade maquínica à «hermenêutica performativa».
Estudo de casos

Conclusão

Datas previstas
3, 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31de Maio

5, 12 e 14 de Junho

Horário previsto
18h30 às 20h30

Local de realização da acção
Instalações da Ás de Saber

Duração total da acção
24 horas (12 sessões de 2 horas cada)

Público Alvo
Este curso é destinado a :

Jovens universitários ou interessados com alguma experiência (desta(s) área(s) (médias e novos médias; cultura digital)

Modalidade de Formação
Inicial

Forma de Organização
Presencial

Forma de Avaliação
Avaliação qualitativa final (frequência mínima de 70% das aulas para emissão de certificado)

Custo
450 €

Mais informações e inscrições em Ás De Saber

Rua de Moscavide 4.53.02E
Parque das Nações (Norte)
Tel: (351) 218 963 068
Tlm: 969 754 763
email: geral@asdesaber.pt

 

voltar


Enviar    Imprimir

Copyright © 2024 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License